Pós-Graduação

Ensino

Cód.IGL-531)

CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA DE RESERVATÓRIO PETROLÍFEROS– (Cód.IGL-531)

Carga Horária: 80 teoria – 40 prática – 05 créditos.

Ementa: Bacias sedimentares e a tectônica de placas. Classificação das bacias sedimentares. Bacias sedimentares e os ambientes deposicionais. Mecanismos de controle da subsidência. Evolução do preenchimento de uma bacia. Conceitos e tipos de bacias sedimentares. Bacias do tipo rift, margem continental, intracratônicas, forearc, backarc e pull-apart. As grandes bacias paleozoicas do Brasil: Amazonas, Parnaíba e Paraná. As bacias mesozoicas costeiras e suas relações com as bacias correspondentes na África. Formações e bacias pós-paleozoicas interiores. Bacias cenozoicas. A disciplina inclui atividades práticas de campo.

Cód. IGL-508

GEOLOGIA DE PETRÓLEO– (Cód. IGL-508)

Carga Horária: 30 teoria – 30 prática – 03 créditos.

Ementa: Habitat do petróleo. Geopolítica do petróleo. Origem e evolução das bacias sedimentares. Transformação da matéria orgânica em HC, rochas geradoras, fluidos gerados, reservatórios e capeadoras. Formação de trapas. Ambientes deposicionais siliciclásticos e carbonáticos. qualidade de reservatórios de Petróleo. Sistemas petrolíferos brasileiros. Técnicas exploratórias e suas incertezas. Riscos e cuidados ambientais. Elaboração de prospecto.

Cód. IGL-770

SISTEMAS DEPOSICIONAIS – (Cód. IGL-770)

Carga Horária: 45 h.

Ementa: Noções gerais de processos deposicionais e fatores que 
controlam a sedimentação, e inter-relação sedimentosorganismos. Análise de fácies sedimentares. Os modelos
deposicionais terrígenos e carbonáticos; continentais ou terrestres (sistemas de leques aluviais, fluviais, lacustre, desértico, glacial), transicionais (sistemas deltaico e litorâneos) e marinhos (sistemas de plataformas terrígenas ou carbonáticas, incluindo recifes, mares rasos, talude continental, canyon leques submarinos; e águas profundas).

Cód. IGL-772

BACIAS SEDIMENTARES– (Cód. IGL-772)

Carga Horária: 90 h.

Ementa: São analisados os aspectos concernentes à origem, evolução tectônica e sedimentar e ao arcabouço estratigráfico das bacias sedimentares (bioestratigrafia, litoestratigrafia e cronoestratigrafia), tomando-se como exemplo as bacias sedimentares brasileiras.

Cód. IGL-773

NOMENCLATURA E CORRELAÇÃO ESTRATIGRÁFICA – (Cód. IGL-773)

Carga Horária: 30 h

Ementa: Correlação estratigráfica. Unidades formais e informais da nomenclatura estratigráfica. Novas proposições das comissões nacionais e internacionais de nomenclatura estratigráfica, à luz da moderna Estratigrafia. Códigos de nomenclatura estratigráfica. Léxicos estratigráficos.

Cód. IGL781

ESTRATIGRAFIA SÍSMICA DE SEQÜÊNCIAS – (Cód. IGL781)

Ementa: Fundamentos sísmicos aplicados na análise estratigráfica. Propriedades físicas das rochas. Conceitos básicos da Sismoestratigrafia. Seqüência sísmica. Construção
de diagramas cronoestratigráficos. Fácies sísmica. Sismoestratigrafia e variações globais do nível do mar.

Cód. IGL-781

SEMINÁRIO DE CAMPO GEOLÓGICO SEDIMENTAR– (Cód. IGL-781)
Carga Horária: 30 h.
Ementa: Identificar fácies sedimentares, suas sucessões e associações para a caracterização de sistemas deposicionais em atividades de geologia de campo em um terreno sedimentar ou mesmo metassedimentar. Inclui a prática de descrições de perfis estratigráficos em planilhas e de seções estratigráficas sobre painéis fotográficos. Elaboração de um relatório técnico, com informações de campo, discutidos à luz da literatura.

Cód. IGL-788

FÁCIES SEDIMENTARES– (Cód. IGL-788)

Carga Horária: 45 h.

Ementa: Fornecer o embasamento teórico e prático da análise de fácies, pela caracterização das fácies em campo ou em laboratório (testemunhos) e sua interpretação genética, paleoambiental, através dos processos geradores. São ilustrados e discutidos os esquemas de fácies mais difundidos na literatura geológica, de modelos de fácies de paleoambientes terrígenos, carbonáticos e evaporíticos.

Cód. IGL-792

GEOLOGIA SEDIMENTAR– (Cód. IGL-792)

Carga Horária: 90 h.

Ementa: Elementos de Sedimentologia; elementos de Estratigrafia; noções sobre bacias sedimentares.

Cód. IGL-PRC

PETROLOGIA DAS ROCHAS CARBONÁTICAS – (Cód. IGL-PRC)
Carga Horária: 90 h.

Ementa: Constituintes dos sedimentos e rochas carbonáticas. Caracterização microscópica/ petrográfica dos constituintes. Mineralogia e geoquímica de carbonatos. Classificação de rochas carbonáticas. Microfácies carbonáticas e sua caracterização petrográfica. Ambientes deposicionais carbonáticos marinhos (exemplos modernos). Sistemas deposicionais carbonáticos (parálico, marinho raso, marinho profundo e recifal). Diagênese: ambientes diagenéticos (marinho raso, meteórico e em soterramento), modelos de sequências diagenéticas, dolomitização e sistema poroso. Caracterização geológica de reservatórios carbonáticos de hidrocarbonetos.

Cód. IGL-BSD

BIOSSEDIMENTOLOGIA – (Cód. IGL-BSD)

Carga Horária: 45 h.

 Ementa: Diversidade e classificação de organismos construtores de biostromas e bioermas (microbianos, algais e coralígenos). Partículas e estruturas sedimentares de origem microbiana. Formação de microbialitos (biofilmes, esteiras microbianas, leiolitos, trombólitos, estromatólitos e oncoides). Bioerosões (micro e macro). Microfácies sedimentares (composição, microestrutura, classificação, diagênese e porosidade). Ambientes de biossedimentação (continentais, parálicos e marinhos). Evolução dos ecossistemas bioconstruídos no Pré-cambriano e no Fanerozóico. Métodos de estudo de campo e laboratório.