GEOLOGIA DE RESERVATÓRIOS (sala J1-009, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta equipamentos de última geração, entre eles 8 workstations e 2 microscópios petrográficos ZEISS; acomodação para até 15 colaboradores, entre pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos. As workstations dispõem de softwares acadêmicos para interpretação sísmica (Petrel/Schlumberger, DecisionSpace/Landmark), petrofísica (TechLog/Schlumberger) e descrição petrográfica (Petroledge/Endeeper). Os colaboradores têm acesso a uma biblioteca que contempla geologia de carbonatos, estratigrafia, petrofísica e análise sísmica.
PETROLOGIA SEDIMENTAR (sala J1-011, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta equipamentos de última geração, entre eles 2 workstations para processamento de dados de tomografia, 3 microscópios petrográficos ZEISS, 1 microscópio petrográfico ZEISS equipado para escaneamento de lâminas e 1 microscópio biológico ZEISS com fluorescência. Apresenta ainda acomodação para até 17 colaboradores, entre pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e graduandos, além da coordenação do Lagesed. As workstations dispõem de softwares acadêmicos para interpretação e descrição petrográfica (Petroledge/Endeeper) e mapeamento geológico/estratigráfico (ArcGis/ESRI). Os colaboradores têm acesso a uma biblioteca que contempla petrografia, Cretáceo no Brasil, estratigrafia e geotectônica.
ESTRATIGRAFIA (sala J1-013, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta equipamentos de última geração, como 9 workstations e 5 computadores; acomodação para até 20 colaboradores, entre pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos, além da equipe administrativa, de gestão da qualidade e de tecnologia da informação. As workstations dispõem de softwares acadêmicos para interpretação sísmica (Petrel/Schlumberger e DecisionSpace/Landmark), petrofísica (TechLog/Schlumberger e Interative Petrophysics/Lloyd’s Register) e análise de dados geofísicos potenciais (Oasis Montaj/Seequent). Os colaboradores têm acesso a uma biblioteca que contempla sedimentação de águas profundas, folhelhos, estratigrafia, petrofísica e análise sísmica.
SEDIMENTOLOGIA ANALÍTICA (sala J1-015, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta equipamentos para análise de granulometria (rot-up/pipetagem e a laser), amostragem com precisão (micromill), microscopia petrográfica com catodoluminescência, microscopia com estereomicroscópio mecanizado e microtomografia por RX computadorizada. Possui uma capela para ensaios químicos e mineralógicos, além de bancadas para descrição de amostras e testemunhos e estantes para armazenamento de amostras.
BIOSSEDIMENTOLOGIA (sala J2-020B, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta 2 microscópios petrográficos ZEISS e 6 computadores, além de uma sala de reunião integrada. Treze colaboradores têm acesso a uma biblioteca que contempla temas como estromatólitos, tufas, travertinos e calcretes, que são a ênfase de pesquisa do laboratório.
SALAS DE REUNIÃO e CURSO (salas J1-011 e 013, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta equipamentos de multimídia e videoconferência para reuniões, aulas e cursos. A sala Parnaíba contém uma mesa de reuniões para até 8 pessoas e a sala Barra Velha contém bancadas para até 12 pessoas.
SALA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO (salas J1-009 e 013, Departamento de Geologia, IGEO, prédio do CCMN)
A infraestrutura apresenta computadores com softwares acadêmicos para interpretação sísmica (Petrel/Schlumberger e DecisionSpace/Landmark) e petrofísica (TechLog/Schlumberger e Interative Petrophysics/Lloyd’s Register). São duas sala que comportam até 6 alunos de graduação cada.
LITOTECA (bloco H0, IGEO, prédio do CCMN)
A Litoteca do Lagesed abriga cerca de 7 mil metros de testemunhos obtidos através de projetos CNPq, CTPetro/Finep e P,D&I/ANP (Participação Especial) nas bacias de Resende, Taubaté, Paraná, Parnaíba, Sergipe-Alagoas, Araripe e Sousa/Rio do Peixe. Possui infraestrutura não só para guarda e manuseio dos testemunhos, como também facilidades para sua descrição (bancadas e microscópios) e documentação fotográfica em alta definição (luz branca/UV). No período de 2017-2021 o Lagesed foi fiel depositário de cerca de 800 metros de testemunhos do Pré-sal da bacia de Santos (ANP). A infraestrutura inclui 3 bancadas de aço para descrição de testemunho, empilhadeira para deslocamento de testemunhos, estereomicroscópio ZEISS, fluorescência de RX portátil e CoreScan (equipamento de imageamento digital de alta resolução de testemunhos em luz branca e ultravioleta).
SALA DESCRIÇÃO DE TESTEMUNHOS
A sala é um espaço dedicado à análise e exploração de testemunhos de sondagem, que são
amostras de rocha obtidas durante investigações geológicas com diversos objetivos (análiseestratigrafica, sedimentologica, caracterização de reservatorios e etc). Aqui, você terá a
oportunidade de se familiarizar com os testemunhos e examinar rochas de diversos projetos
do Laboratório (ativos PRESAL e CAMPOS, quanto os inativos ALAGOAS, SACL, FOLHELHO,
DELTA, LAGOAS entre outros). Ao adentrar a sala, você será painéis informativosestrategicamente posicionados fornecerão uma visão abrangente dos cuidados que deve ter ao utilizar sala. O destaque da sala são as amostras de testemunhos de sondagemcuidadosamente organizadas e expostas em três bancadas, duas laterais e uma ao centro para visualização detalhada dos testemunhos. Com o auxílio de lentes de aumento (duas lupas de aumento Zeiss e um microscópio de bancada) e iluminação adequada (possui iluminação natural e UV para investigação de hidrocarbonetos), você poderá examinar as amostras em detalhes, observando sua estratificação, textura, cor, grau de compactação, presença de estruturas geológicas e outros elementos importantes para a interpretação geológica. Nossa equipe de geólogos estará disponível para fornecer explicações técnicas e responder a quaisquer perguntas que possam surgir. Portanto, o objetivo desta sala é fornecer um ambiente educativo e informativo, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão sólida dos testemunhos de sondagem e sua importância na geologia. Convidamos você a explorar nossa Sala de Descrição de Testemunhos de Sondagem e aprofundar seus conhecimentos. Este é um espaço onde a ciência e a geologia se encontram para revelar os segredos do subsolo e contribuir para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas das geociências.