Projeto Cultura da Pedra
Mídias sociais são a forma de veiculação de informação mais eficaz do século XXI, atingindo grande parcela da sociedade e tendo fácil comunicabilidade entre locutor e o interlocutor. Neste cenário, a divulgação de assuntos pertinentes à Geologia, por vezes restritas a estudantes e profissionais da área, pode ter largo alcance com a utilização de redes sociais. Propõe-se a criação de uma Rede de Aprendizagem Virtual, por meio de mídias sociais, como por exemplo, o Instagram, Facebook, Youtube e o sítio do Laboratório de Geologia Sedimentar, de fácil acessibilidade, tendo como alvo o público de qualquer faixa etária e de diferentes áreas do conhecimento.
Estabelece-se, assim, uma rede virtual multimídia de cooperação, com a finalidade de oferecer e trocar conhecimentos associados a questões geológicas, inserindo conhecimento específico e utilizando linguagem de fácil compreensão, para alcançar público maior e mais heterogêneo pertencente a qualquer segmento da sociedade.
A proposta visa a interação direta de profissionais da área com a divulgação das mais diversas feições, estruturas e ambientes geológicos encontrados, na tentativa de divulgar a diversidade do meio físico terrestre (Geodiversidade). O projeto digital realizado nas principais rede sociais: FaceBook, YouTube e Instagram apresentando conteúdo de Geociências com uma linguagem acessível, através de:
- Transmissões ao vivo de programas, palestras e entrevistas com interatividade em tempo real, respondendo perguntas e comentários dos usuários;
- Filmagem de vídeo aulas, reportagem, “o professor responde”, entrevistas, depoimentos e vídeos de curiosidade sobre a geologia;
- Jogos interativos: Quiz, jogo da memória e quebra-cabeça;
- Animações gráficas 3D;
- Concurso de fotografia de rochas no Instagram;
PÚBLICO-ALVO
Estudantes e professores do ensino fundamental e médio, estudantes de graduação e pós-graduação que busquem atualização de conhecimentos nas Geociências (com visão de interdisciplinaridade); ou qualquer cidadão brasileiro com interesse nas Geociências.