Cód.IGL-508
GEOLOGIA DE PETRÓLEO – (Cód.IGL-508)
Carga Horária: 30 teoria – 30 prática – 03 – créditos Habitat do petróleo.
Ementa: Geopolítica do petróleo. Origem e evolução das bacias sedimentares. Transformação da matéria orgânica em HC, rochas geradoras, fluidos gerados, reservatórios e capeadoras. Formação de trapas. Ambientes deposicionais siliciclásticos e carbonáticos. qualidade de reservatórios de Petróleo. Sistemas petrolíferos brasileiros. Técnicas exploratórias e suas incertezas. Riscos e cuidados ambientais. Elaboração de prospecto.
Cód.IGL-509
CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA DE RESERVATÓRIO PETROLÍFEROS – (Cód.IGL-509)
Carga Horária: 30 teoria – 30 prática – 03 créditos.
Ementa: Caracterizar geologicamente a rocha reservatório e os fluidos que ela armazena, enfatizando as heterogeneidades micro e macroscópicas. A disciplina inclui atividades práticas de campo.
Cód.IGL-K01
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – (Cód.IGL-K01)
Ementa: Trabalho individual do aluno em tema escolhido em comum acordo com o(s) orientador(es), podendo ou não exigir trabalho de campo, a depender do tema. Exige apresentação de monografia e exposição e defesa públicas dos resultados obtidos.
Cód.IGL-003
GEOLOGIA DAS ROCHAS CARBONÁTICAS – (Cód.IGL-003)
Ementa: Condições básicas para formação de carbonatos. Carbonatos e a evolução da vida. Mineralogia e geoquímica de carbonatos. Mares e plataformas carbonáticas. Perfil marinho. Ciclos, ambientes e processos sedimentares. Sedimentos microbianos e bioconstruções. Constituintes dos sedimentos e rochas carbonáticas, classificações. Diagênese: processos e ambientes diagenéticos. Dolomitização. Estratigrafia e as principais abordagens. Mapeamento de carbonatos. Carbonatos como rochas-reservatório para hidrocarbonetos e hospedeiras de depósitos minerais.
Cód.IGL-U17
GEOLOGIA DE CAMPO II – (Cód.IGL-U17)
Ementa: Aulas práticas de laboratório: reconhecimento e interpretação de texturas e rochas, conforme os conceitos ministrados nas partes teórica e prática de Geologia Geral.Trabalhos de campo: Mapeamento geológico detalhado (escala 1:15.000 ou 1:25.000) de uma área com tectonismo fraco, que inclua discordâncias, seqüências, falhas e dobras abertas. Preparação painéis e perfis detalhados, com ênfase no reconhecimento de texturas, estruturas e relações entre rochas e corpos rochosos.
Cód.IGL-358
ESTRATIGRAFIA – (Cód.IGL-358)
Requisitos: IGL116 – Geologia Geral T:45 PL:0 PC:40 CHT:85 C:04.
Ementa: Conceitos básicos. Princípios da Estratigrafia. Correlação estratigráfica. Nomenclatura estratigráfica. Mapas estratigráficos. Sistemas Deposicionais. Noções de Sismoestratigrafia. Estratigrafia de Sequências. Preenchimento de bacias sedimentares. Trabalho de campo em bacia sedimentar.
Cód. IGL-479
SEDIMENTOLOGIA – (Cód. IGL-479)
Requisitos: IGL116
Ementa: Origem e propriedades dos sedimentos e das rochas sedimentares. Classificação dos sedimentos e das rochas sedimentares. Processos e produtos (depósitos) sedimentares hidrodinâmicos, aerodinâmicos e gravitacionais. Análise de fácies sedimentares. Ambientes de sedimentação. Atividade de campo para reconhecimento de ambientes de sedimentação.
Cód.IGL531
GEOLOGIA DAS BACIAS SEDIMENTARES – (Cód.IGL531)
Carga Horária: 80 teoria – 40 prática – 05 créditos.
Ementa: Bacias sedimentares e a tectônica de placas. Classificação das bacias sedimentares. Bacias sedimentares e os ambientes deposicionais. Mecanismos de controle da subsidência. Evolução do preenchimento de uma bacia. Conceitos e tipos de bacias sedimentares. Bacias do tipo rift, margem continental, intracratônicas, forearc, backarc e pull-apart. As grandes bacias paleozoicas do Brasil: Amazonas, Parnaíba e Paraná. As bacias mesozoicas costeiras e suas relações com as bacias correspondentes na África. Formações e bacias pós-paleozoicas interiores. Bacias cenozoicas. A disciplina inclui atividades práticas de campo.
Cód.IGL-307
PETROGRAFIA DAS ROCHAS SEDIMENTARES (Cód.IGL-307 )
Requisitos: (Cód. IGL-302 ).
Emenda: Análise macroscópica e microscópica de rochas sedimentares siliciclásticas, carbonáticas, vulcanoclásticas, silicosas e ferruginosas. Descrição, classificação e interpretação de sua composição e aspectos texturais e modificações pós-deposicionais (diagenéticas). A análise petrofacial inclui observações sobre áreas fontes, prováveis condições dinâmicas e influência climática.
Cód. IGL-U08
MONOGRAFIA FINAL DE CURSO (Cód. IGL-U08)
Emenda: Trabalho individual do aluno em tema de comum acordo com o orientador, com enfoque aplicado. Apresentação de relatório e exposição dos resultados obtidos como trabalho final de curso. Dentro do PRH-ANP-18, os bolsistas focalizam aplicações à indústria do petróleo.