Coordenadores / Professores
Anderson Rocha é Professor Titular (Full-Professor) do Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2003. Concluiu o mestrado (2006), doutorado (2009), Pós-Doutorado (2009) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Obteve a Livre-Docência em 2014. Suas principais áreas de atuação são Inteligência Artificial, Computação Forense e Inferência em Dados Complexos. Tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes em Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Computação Forense e atuado como editor associado de importantes periódicos internacionais tais como o IEEE Transactions on Information Forensics and Security (T.IFS), Elsevier Journal of Visual Communication and Image Representation (JVCI), Springer/Eurasip Journal on Image and Video Processing (JIVP) e a IEEE Security Privacy Magazine. É membro afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF). Foi o chair do IEEE Information Forensics and Security Technical Committee (IFS-TC) para o biênio 2019/2020 e será o seu chair novamente no biênio 2025-2026. É um Microsoft Research e um Google Research Faculty Fellow, reconhecimentos acadêmicos promovidos pela Microsoft Research e pela Google, respectivamente. Adicionalmente, em 2016 tornou-se um Tan Chin Tuan (TCT) Faculty Fellow, reconhecimento feito pela Tan Chin Tuan Foundation de Singapura. Em 2023, tornou-se IEEE Fellow, maior grau de reconhecimento da IEEE dado a um cientista e, também, recebeu o Fellowship da Asia Pacific Artificial Intelligence Association. É coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas nacionais e multi-nacionais tendo diversas patentes licenciadas. Foi Diretor do Instituto de Computação da Unicamp no quadriênio 2019-2023. É bolsista de produtividade do CNPq 1C. (Texto informado pelo autor)
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1976). Mestre em Ciências-Geologia pela UFRJ (1980) com dissertação em geologia estrutural e microtectônica. Doutor em Ciências-Geologia pela UFRJ (1997) com tese sobre estratigrafia e paleoambientes. Professor Associado II do Departamento de Geologia, IGEO/CCMN/UFRJ responsável pelas disciplinas Geologia Geral, Estágio de Campo I e Petrologia Sedimentar. Experiência principal em mapeamento geológico, geologia estrutural e estratigrafia em sequências mesozóicas da Península Antártica e adjacências e em sequências proterozóicas do sul de Minas Gerais e do noroeste da Namíbia.
Professor Associado do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Geologia pela UFRJ (1985), com Mestrado em Geociências/Geologia (1991) e Doutorado em Geociências/Geologia, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência nas áreas de Bioestratigrafia, Paleoecologia e Paleoclima, com base em microfósseis. Participa e coordena projetos multidisciplinares, com ênfase na evolução paleoambiental e paleoclimática das bacias do nordeste do Brasil durante o Cretáceo, integrando ferramentas como Bioestratigrafia, Geoquímica Isotópica, Tectônica, Sedimentologia e interpretação sísmica.
Geólogo (2013) e doutor em geologia (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com período sanduíche na Université de Nice-Sophie Antipolis, França. Pós-doutorado (PNPD/CAPES - 2017/2018, UFRJ) em Geologia Econômica - gênese de depósitos de ouro orogênico. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geologia, onde é Coordenador de Graduação e leciona Petrologia das Rochas Metamórficas e Gênese de Jazidas. Desde 2019 é editor do Anuário do Instituto de Geociências. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de mapeamento geológico, geologia estrutural, microtectônica, mineralogia, petrologia das rochas ígneas e metamórficas, geocronologia, vulcanologia, alteração hidrotermal e mineralizações associadas, silicificação de rochas carbonáticas dos reservatórios do intervalo Pré-Sal. Atua com técnicas de caracterização de minerais e rochas (MEV-EDS, DRX, ICP-MS, microtermometria em inclusões fluidas, RAMAN). Pesquisador colaborador no Laboratório de Geologia Sedimentar - LAGESED/UFRJ. (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto - nível IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte de sedimentos, modelagem física, hidráulica marítima e fluvial, correntes de densidade.
Graduado em Geologia e Doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular no Departamento de Mineralogia e Petrologia (DEMIPE-IG-UFRGS), responsável pelas disciplinas de Sedimentologia, Geologia Marinha e Costeira no curso de Graduação em Geologia, e Processos Costeiros no Programa de Pós-Graduação em Geociências. Autor de publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais, desenvolvimento de software e produtos tecnológicos, orientações de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e supervisão de Pós-doutorado. Editor Convidado do Deep Sea Research II e Editor Convidado do Environmental Monitoring and Assessment. Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Coordenador de Projetos de Pesquisa Interdisciplinares e coordenador brasileiro de Projeto de Cooperação Multilateral. Diretor do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO-IG-UFRGS) nos períodos de 1997 a 2001 e 2017 a 2019. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGeo-IG-UFRGS) entre 2009 e 2012 www.ufrgs.br/ppggeo. Participação em bancas de Comissão Julgadora e bancas de Trabalhos de Conclusão. Consultor ad hoc de agências nacionais e internacionais de fomento a pesquisa. Membro do CA-Geociências/CAPES avaliação quadrienal 2017-2020. Possui experiência na área de Oceanografia Geológica, com pesquisa dos processos costeiros nos ambientes de praia lagunar e marinho, relacionados a dinâmica sedimentar, morfodinâmica, erosão e hidrodinâmica.
Graduado (1989), Mestre (1993) e Doutor (2002) em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto (40DE) da UFRJ, onde leciona, orienta (graduação e pós-graduação) e desenvolve pesquisa em diversas áreas da Geologia Sedimentar, com destaque a Biossedimentologia, além de coordenar o Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) e o Programa de Pós-graduação em Geologia da UFRJ. São linhas de estudo aplicadas à exploração e ao desenvolvimento na Geologia do Petróleo (i) rochas microclásticas (reservatórios "gas shale"); (ii) rochas carbonáticas (reservatórios Pré-sal); (iii) arenitos parálicos e marinhos rasos; e (iv) rotas de transferência e acumulação de sedimentos em águas profundas ("source-to-sink" em reservatórios turbidíticos).
Professor do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha - Columbia University (1981). Trabalhou por muitos anos como geólogo sênior e consultor técnico da Petrobras na Área do Pré-Sal da Bacia de Santos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica e Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de bacias sedimentares, geofísica da península antártica e da margem continental brasileira. (Texto informado pelo autor)
Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1985) e Doutorado em Mineralogia e Petrologia pela Universidade de Uppsala, Suécia (1996). Trabalhou 9 anos nas áreas de exploração e reservatório, e no Centro de Pesquisas da Petrobras. Desde 1990, é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lecionando disciplinas, orientando trabalhos de graduação, mestrados e doutorados, e executando projetos de pesquisa para instituições oficiais e empresas de exploração de petróleo e de outros recursos minerais, nas áreas de petrologia sedimentar, proveniência e diagênese de rochas-reservatório de petróleo e litologias associadas, e sistemas de computação para caracterização e interpretação de rochas sedimentares, ígneas e metamórficas. (Texto informado pelo autor)
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1989), Mestre em Geoquímica Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutor em Faciologia Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou o Cargo de Decano do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ de 2010 a 2018, Pró-Reitor de Graduação em 2015, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em 2016 e Superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação do Gabinete da Reitoria (2019-2021) da UFRJ. É Professor Catedrático Visitante da Universidade de Lisboa. Atua na área de Geociências, com ênfase em Palinofácies e Fácies Orgânica, Geoquímica Orgânica e Ambiental, Petrografia Orgânica, Biogeoquímica e Geomicrobiologia. Tem experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos P&D em Petróleo e Gás. É membro de diversas sociedades científicas nacionais e internacionais, destacando a AAPG (American Association of Petroleum Geologists e o ICCP (International Committee for Coal and Organica Petrology), onde é Convener dos Working Groups internacionais de Palinofácies (Palynofacies Working Group) e de Concentração de Matéria Orgânica (Organic Matter Concentration Working Group). É coordenador dos laboratórios de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO); Geoquímica do Petróleo & Ambiental (LAGEPA) e Geomicrobiologia & Biogeoquímica (GEOMICRO) do Departamento de Geologia da UFRJ. Coordena também os Grupos de Pesquisas de Palinofácies e Fácies Orgânica e de Geoquímica do Petróleo e Ambiental do CNPq. Professor orientador de diversas Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Pós-Doutorado no Curso de Pós-Graduação em Geologia da UFRJ, além de contribuir com Programas de Pós-Graduação em Geologia de outras universidades no Brasil e no exterior (Universidade de Coimbra, Porto e Lisboa em Portugal e Université Toulouse III Paul Sabatier, França). É professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Geociências do Petróleo da Universidade de Lisboa (Portugal) e Professor-Instrutor do International Committee for Coal and Organic Petrology (ICCP), em conjunto com o Geolab, DGGV (Deutsche Geologische Gesellschaft ? Geologische Vereinigung e.V.), a Teichmüller Foundation e o GFZ (the German Research Centre for Geosciences) da Alemanha, para cursos de treinamento internacional em Matéria Orgânica Dispersa. Foi o ganhador do Organic Petrology Award do International Committee for Coal and Organic Petrology (ICCP) em 2012. O Prêmio é a maior condecoração para pesquisadores que tem sua pesquisa direcionada a exploração de recursos energéticos não renováveis (caracterização de rochas geradoras de petróleo e carvão). Recebeu em 2014 a Ordem do Mérito Cartográfico (Grau de Oficial) da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto e o "The Ralph Gray Award: Best Refereed Paper in Coal and Organic Petrology" da The Society for Organic Petrology (TSOP). Atualmente é o Coordenador do Dispersed Organic Matter Vitrinite Reflectance Accreditation Program (DOMVR) do ICCP (Programa de Acreditação Internacional onde participam pesquisadores de Universidades e Centros de Pesquisa e profissionais de Empresas do mundo todo para obtenção do Certificado de Acreditação Internacional para análise de reflectância da vitrinita em matéria orgânica dispersa). Eleito Vice-Presidente do ICCP em setembro de 2018. (Texto informado pelo autor)
Graduada Magna Cum Laude (2014), Mestre com Louvor (2017) e Doutora com Louvor (2021) em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu recentemente (2022) seu primeiro pós-doutorado com ênfase em sedimentologia, estratigrafia e petrografia de rochas carbonáticas finas do Pré-Sal. Atualmente é professora do curso de geologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e continua desenvolvendo pesquisas com ênfase nas rochas carbonáticas finas junto ao Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed - UFRJ). Experiência em linhas de estudo aplicadas à exploração e ao desenvolvimento na Geologia do Petróleo, dentre as quais (i) rochas microclásticas (reservatórios "gas shale") e (ii) arenitos parálicos e marinhos rasos e suas rotas de transferência para águas profundas ("source-to-sink"). (Texto informado pelo autor)
Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2005). Mestre (2008), Doutor (2011) e Pós-doutorado (2016) em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente em temas relacionados à Sedimentologia, Estratigrafia e Paleopedologia de sucessões sedimentares terrígenas e carbonáticas. Atualmente, é professor Adjunto do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde leciona Estratigrafia (IGL-358), Sedimentologia (IGL-479) e Estágio de Campo II (IGL-U02). É coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos – PFRH-218 da Petrobras, pesquisador do Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) e membro do Fluvial & Eolian Research Group (University of Leeds).
Gerentes de Projeto/Pesquisadores
Graduado (1985) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado (1990) em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia.
Doutorado (1995) em Geofísica pela Universidade de Cambridge. Pós-doutorado (1996) em Geofísica pela Colorado School of Mines. Lecionou na Universidade de São Paulo e trabalhou internacionalmente em diversas companhias de petróleo, tais como ADNOC, TOTAL, SHELL e SAUDI ARAMCO,
em funções técnicas e gerenciais. Atualmente é pesquisador (40CLT) da UFRJ, desenvolve pesquisa no Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed).
Principal linha de estudo aplicada à exploração e ao desenvolvimento na Geologia do Petróleo em rochas carbonáticas (reservatórios do Pré-sal).
Possui graduação em Oceanografia pelo Centro Universitário Monte Serrat (2009) e mestrado em Geologia/Geofísica pelo Departamento de Geologia da UFRJ (2015). Tem experiência como gerente de projetos de PD&I desde 2014, além da área de Geofísica/Geologia, com interpretação de dados sísmicos 2D/3D e de poços, voltada para caracterização estratigráfica e estrutural, utilizando os softwares Petrel e IP. Atualmente, vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como gerente do Projeto Campos e desenvolve pesquisa voltada à evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal da bacia de Campos.
Pesquisadores
Geóloga com mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e especialização em Interpretação Sismoestratigráfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Convênio Equinor (2015). Atuou na área de exploração de petróleo em bacias da margem leste e equatorial brasileira, com interpretação de dados geológicos, petrofísicos e sísmicos para identificação de oportunidades exploratórios. Atualmente, vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como Geóloga nas áreas de petrofísica e interpretação sísmica do Projeto Pré-sal, na bacia de Santos.
Possui curso-tecnico-profissionalizante em Curso de Técnico em Petróleo e Gás, de Educação Profissional Técnica pela WALL W. M. RECURSOS HUMANOS E REPRESENTACOES LTDA(2019) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Municipal Luiz Cesar Sayão Garcez(1999). Atualmente é Técnico de Pesquisa do Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pampa (2018). Tem experiência em caracterização de reservatório, com ênfase em análise petrográfica e avaliação petrofísica utilizando software Techlog e linguagem de programação (Python). Possui conhecimentos técnicos em interpretação de poço, interpretação sísmica, descrição de testemunho e lâminas delgadas. Atualmente, vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como aluno de mestrado pelo Projeto Pré-Sal desenvolvendo pesquisa voltada a petrofísica avançada (Propriedades Elétricas) e dados de well log.
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2008). Mestrado em Palinofácies e Palinologia com ênfase em cistos de dinoflagelados do Quaternário, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Trabalhou no Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO) do Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de Palinofácies & Fácies Orgânica, no qual colaborou em projetos de pesquisa, inicialmente (2004-2009) como bolsista e, posteriormente (2009-2021), como celetista formal. De 2016 a 2020, dedicou-se a projetos voltados para o Pré-Sal, desenvolvendo estudos direcionados à caracterização da composição orgânica particulada (quantificação e qualificação da matéria orgânica isolada) através da técnica de microscopia (luz branca transmitida; luz azul/ultravioleta incidente – Fluorescência e microscopia confocal de varredura a Laser). Além da análise do material palinológico tradicional, estudos direcionados à identificação do Filo Cnidaria, Classe Hydrozoa, com desenvolvimento de metodologias, individualização e isolamento desses microfósseis.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) Tem experiência de 10 anos em petrografia de rochas carbonáticas, principalmente relacionadas ao Pré-sal, trabalhando 8 anos prestando esse serviço à Petrobras (2011-2018). Experiência com o software de descrição petrográfica: Petroledge; e com análises de Catodoluminescência. Atualmente, vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como pesquisador do Projeto Pré-sal e desenvolve pesquisa voltada à evolução sedimentar, estratigráfica e diagenética do intervalo Pré-sal da bacia de Santos
Geóloga e mestre em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuou como pesquisadora em projetos desenvolvidos em carbonatos microbiais (Proterozoicos) e marinhos (Albiano) no Centro de Geociências Aplicadas ao Petróleo (Unespetro). Atualmente, é pesquisadora do Projeto Pré-Sal em desenvolvimento no Lagesed, e atua em pesquisas nas áreas de Petrologia Sedimentar, Estratigrafia e Modelagem Geológica de coquinas, principalmente nos depósitos do Cretáceo das Bacias de Sergipe-Alagoas e Santos.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e mestrado em Geologia pelo Departamento de Geologia da UFRJ (2017). Tem experiência com mineralogia aplicada, caracterização de rochas do Pré-sal, preparação de amostras e técnicas analíticas, adquiridos em projetos de P&D e durante o mestrado. Atualmente, vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como responsável pela área analítica do Projeto Pré-sal e desenvolve análises estratégicas para caracterização mineralógica das rochas do intervalo Pré-sal da bacia de Santos.
mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGG) em 2018. Tem experiência em Prospecção Mineral, como Analista de Sondagem em terreno metassedimentar mineralizado em Pb-Zn e em jazidas fosfáticas (lateríticas), além de caracterização gamaespectométrica, mapeamento geológico, acompanhamento e descrição de sondagem. Atualmente, está vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como bolsista RPA do Projeto Alagoas operando o equipamento Corescan - DMT e alimentando o database com imagens de alta resolução. Também atua na descrição de testemunhos de sondagem das bacias interiores bacias interiores do nordeste brasileiro.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Geologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2008). Atuação profissional de 11 anos em empresas do setor de óleo e gás (Petrobras e OGX), com função de geóloga/ petróloga, com foco nas bacias sedimentares do Brasil em rochas siliciclásticas e carbonáticas. Atualmente é pesquisadora no projeto Caracterização geológica de reservatórios carbonáticos do Pré-Sal da Bacia de Santos, vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lagesed-UFRJ).
Possui graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Geoquímica do Petróleo, realizado no Laboratório de Palinofácies e Fácies Orgânicas (LAFO). Tem mais de 18 anos de experiência em prestadoras e operadoras, atuando em diferentes áreas da geologia, principalmente, como petrofísica de reservatório. Durante a carreira profissional, teve a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas como Operação (International Logging do Brasil), Exploração (Repsol Brasil), Operação (OGX), bem como Exploração & Produção além de projetos de desinvestimentos (Ouro Preto óleo e gás). Atuou como petrofísica no projeto do Pré-Sal da Bacia de Santos no Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), e atualmente está vinculada ao Lagesed, como Pesquisadora no desenvolvimento do Projeto Campos (PD&I), com foco na interpretação sísmica e de poços para o entendimento da evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal da bacia de Campos.
Geóloga doutora em Geologia Exploratória, formada pela Universidade Federal do Paraná (2013), com mestrado e doutorado focados em análise estrutural cinemática e dinâmica em diferentes contextos tectônicos. Tem experiência em processamento e interpretação de dados geofísicos potenciais e em modelagem geológico-geofísica. É professora substituta no Departamento de Geologia da UFRJ (2020 – 2022), ministrando a disciplina de Introdução à Mineralogia. Atua no Lagesed como Pesquisadora no Projeto Campos, responsável pela interpretação de dados sísmicos 2D/3D, e pelo processamento e interpretação de dados potenciais para a caracterização estrutural do embasamento e da evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-Sal da Bacia de Campos.
Brazilian geologist experienced in petroleum structural geology of Campos and Santos Basins, skilled on seismic and well log interpretation, 3D structural modelling and 2D restoration, development wells operations, in situ stress analysis, field geology and analogue outcrops. DSc in Structural Geology. Currently as a Researcher at the Laboratory of Sedimentary Geology, Federal University of Rio de Janeiro (CCMN / IGEO / UFRJ / LAGESED) (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Geologia (2012), mestrado em Geociências, com foco em Geologia de Petróleo (2013), ambos pela Universidade de Coimbra (Portugal), e doutorado em Geologia (2020), Processos Geológicos, pela mesma instituição, em parceria com a Universidade Complutense de Madrid (Espanha), onde realizou diversos estágios voltados para aplicação de dados micropaleontológicos. Tem experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Micropaleontologia, com análise e interpretação biostratigráfica, paleoecológica, paleobatimétrica e paleobiogeográfica. Está atualmente vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), através do Laboratório de Micropaleontologia Aplicada (MicrA) onde atua como pesquisadora do Projeto Campos e desenvolve pesquisa voltada à análise micropaleontológica com base em ostracodes do intervalo Pré-sal da bacia de Campos.
Pós-doutorandos
Possui doutorado em DINÂMICA DOS OCEANOS E DA TERRA pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é pesquisador pós doc. da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada. (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Geologia pela Universidade de Coimbra (Portugal, 2014), mestrado em Mestrado em Geociências pela Universidade de Coimbra (2016) e é doutorada em Ciências da Terra e dos Planetas Sólidos pela Université de Toulouse (França, 2020). Entre 2021 e 2022 atuou como Professora Convidada na Universidade do Minho. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e Geoquímica orgânicas aplicadas ao estudo do registo sedimentar de Eventos Anóxicos Oceânicos. Membro e colaboradora do International Committee for Coal and Organic Petrology (ICCP), tendo obtido certificação no Accreditation Program Vitrinite Reflectance in Dispersed Organic Matter (DOMVR). Membro do Council da The Society for Organic Petrology (TSOP) no cargo de Councilor desde 2022. Atualmente está realizando pós-doutorado no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolvendo estudos de Fácies Orgânica em Poços do Pré-Sal da Bacia de Santos, no Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED) e Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO). (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2003) e mestre em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geologia sedimentar e ambiental, Micropaleontologia; Ostracodes; Paleontologia; Bacia do Araripe, Formação Brejo Santo; Bacia Paraíba; Cretáceo-Paleógeno; Bacia Pernambuco, Formação Estiva; Paleoecologia; Paleoambiente e Bioestratigrafia. Atualmente PhD membro do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra desde janeiro de 2018. Pós-doutora no Programa de Pós-graduação em Geologia - PPGL- IGEO - UFRJ, o estudo contou com apoio do projeto ALAGOAS (Fundação COPPETEC IGEO-20.758) coordenado pelo Prof. Dr. Aristóteles de Moraes Rios Netto (2022). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geologia- PPGL-IGEO-UFRJ, o estudo conta com apoio do Projeto Pré-sal II (Fundação COPPETEC- IGEO - 24.590) coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Borghi (em andamento, 2023). (Texto informado pelo autor)
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Área de Concentração Geologia Marinha com ênfase em Modelagem Física de Correntes de Densidade. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Área de Concentração Geologia Marinha com Ênfase na Sedimentologia de Acumulações Bioclásticas (Coquinas). Atua como pesquisador de Pós-doutorado para o Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED/UFRJ) realizando pesquisas sobre aspectos sedimentológicos e tafonômicos em acumulações de coquinas geradas por modelagem física. A atividade experimental é feita em canais e tanques de geração de ondas do Núcleo de Estudos em Correntes de Densidade (NECOD/IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)
Graduado em Geologia pela UFRJ (2011), Mestre em Ciências (Geologia) pela UFRJ (2014) e Doutor em Ciências (Geologia) pela UFRJ (2022). Possui experiência em Geologia Estrutural, Mapeamento Geológico, Petrologia das Rochas Sedimentares e Estratigrafia. Exerceu a função de Professor Substituto no Departamento de Geologia da UFRJ em 2014 e 2015, ministrando as disciplinas "Geologia Estrutural I", "Petrologia das Rochas Sedimentares", "Petrologia das Rochas Metamórficas" e "Estágio de Campo I". A trajetória acadêmica envolveu pesquisa em sucessões do Supergrupo Espinhaço (Minas Gerais), sucessões pertencentes aos cinturões de dobramento e cavalgamento Agrio (Bacia Neuquén, Argentina) e Sierra de la Ventana (Argentina) e sucessões da Fm. Acoyce (Jujuy, Argentina). De 2018 a 2023 trabalhou como geólogo contratado no CENPES-PETROBRÁS, na gerência de Caracterização e Modelagem Geológica (CMG), na função de petrólogo, analisando rochas carbonáticas, híbridas e siliciclásticas no intervalo pré-sal da Bacia de Santos. Atualmente, desenvolve Pós-doutorado no projeto PRESAL fase II - Impacto dos controles tectonoestratigráficos na qualidade e distribuição de reservatórios do intervalo Pré-sal da bacia de Santos (Shell Brasil/ANP). (Texto informado pelo autor)
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos - SP (1992). Mestrado em Taxonomia de Vegetais Superiores pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba - PR (1996) e Doutorado em Taxonomia de Vegetais Superiores pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Botucatu - SP (1999). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Vegetais Superiores e demais temas como, Morfologia Vegetal e Anatomia Vegetal. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO) do Departamento de Geologia-IGEO-CCMN-Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua na área de Geociências com ênfase em Geoquímica Orgânica, Geoquímica do Petróleo, Geoquímica Orgânica Ambiental, Palinofácies, Fácies Orgânica, Petrografia Orgânica e Paleobotânica. É membro das sociedades científicas SBP (Sociedade Brasileira de Paleontologia) e ICCP (International Committee for Coal and Organic Petrology) possuindo ACCREDITATION internacional para atuar na área de Petrografia Orgânica e do Carvão. É Editora Associada da Revista Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ.
Atualmente atua como pós-doutoranda no Lagesed, UFRJ, com o tema de pesquisa: "Processos diagenéticos e hidrotermais dos carbonatos aptianos da Formação Barra Velha no Campo de Mero, Bacia de Santos". Atuou como geóloga no Cenpes-Petrobras, mais especificamente nas técnicas de Espectroscopia Raman e Catodoluminescência em 2022/início de 2023. Finalizou o doutorado em 2022 pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFRJ; tese com título: "Condições paleoambientais e diagenéticas das tufas calcárias da região de Bonito - MS". Atuou como petrógrafa no Cenpes - Petrobras (2017), com ênfase nas seções carbonáticas do Pré-Sal. Graduada no curso de Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná (2017), na área de Geologia Exploratória, relacionado com os temas: tufas calcárias, microbialitos, Quaternário. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: rochas carbonáticas, travertinos e tufas, geoquímica isotópica, técnicas analíticas, espectroscopia Raman. (Texto informado pelo autor)
Geólogo formado pela Universidade Federal de Rio de Janeiro em 2016, com Mestrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente, matriculado na Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro cursando o Doutorado. Possui conhecimento na área de Geociência, atuando nos temas concernentes à Sedimentologia, Estratigrafia, Paleopedologia e Icnologia.
Geólogo formado pela Universidade Federal de Rio de Janeiro em 2016, com Mestrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente, matriculado na Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro cursando o Doutorado. Possui conhecimento na área de Geociência, atuando nos temas concernentes à Sedimentologia, Estratigrafia, Paleopedologia e Icnologia.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Geociências, na área de geoquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Concluiu sua Tese de doutorado pela University of Canterbury, Nova Zelândia. Tem experiência nas áreas de geoquímica, propriedades petrofisicas,estratigrafia e modelamento de sistemas vulcânicos atuando principalmente em estudos de ilhas oceânicas e vulcōes poligenéticos. Atualmente é bolsista de pós-doutorado no Laboratório de geologia sedimentar (LAGESED), Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)
Doutor em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021) com o tema "O papel das cadeias vulcânicas na compartimentação, magmatismo e sedimentação da Margem Equatorial Brasileira". Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Bacharel em Geofísica de Exploração pela Universidade Federal Fluminense (2009). De Maio de 2019 a Maio de 2021 atuou como geofísico junto ao LEPLAC / DHN (Levantamento da Plataforma Continental Brasileira), interpretando dados sísmicos ao longo de toda extensão da margem brasileira. Durante Setembro de 2010 a Maio de 2015 atuou também como Geofísico da empresa MAG - Mar, Ambiente e Geologia, prestando consultoria junto ao projeto LEPLAC na interpretação de dados sísmicos, batimétricos e potenciais da margem brasileira e ao PEPCA (Projecto de Extensão da Plataforma Continental Angolana), trabalhando desde o planejamento, controle de qualidade e interpretação de dados sísmicos, gravimétricos, magnetométricos e batimétricos além da elaboração de mapas e do relatório defendido perante a CLPC (Comissão de Limites da Plataforma Continental - ONU). (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Msc em Exploração Petrolífera e Mineral pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Phd em Ciências da Terra pela Università di Parma-Italia (2022). Atualmente é pós-doutorando do Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências (IGEO), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como pesquisador na área de tectônica de bacias e geologia estrutural aplicada a reservatórios petrolíferos. Foco atual em estudar a influência da deformação nas propriedades de fluxo de fluidos em meios porosos. Pesquisas atuais incluem estudo em reservatórios carbonáticos análogos do pré-sal em bacias do tipo Rifte no Nordeste brasileiro. (Texto informado pelo autor)
Bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Sergipe. Foi aluno de iniciação científica, cuja pesquisa esteve relacionada com caracterização de dados por meio de análise fatorial, sob a orientação do Prf. Dr. Carlos Montesco Estombelo. Desenvolveu o TCC sob a orientação do Prof.Dr. Hendrik Macedo na área de Sistemas de Transportes Inteligentes (ITS). Desenvolveu a dissertação de Mestrado sob a orientação do Prof.Dr. Hendrik Macedo na linha de pesquisa de Sistemas de Transportes Inteligentes, especificamente no contexto envolvendo similaridades de usuários em sistemas de recomendação para carpooling. Desenvoleveu a tese de doutorado sob a orientação do Prof.Dr. Luciano Barbosa na área mineração de trajetórias utilizando técnicas de aprendizagem profunda (Deep Learning). (Texto informado pelo autor)
Doutorandos
Doutorando em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ) vinculado ao Projeto Pré-Sal II (LAGESED). Mestre em Geologia Exploratória na linha de pesquisa de análise de bacias sedimentares na Universidade Federal do Paraná (UFPR; 2020 - 2022). Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR; 2015 - 2019). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em análise de bacias, estratigrafia, sedimentologia, petrografia sedimentar, diagênese, proveniência sedimentar e paleointemperismo. Atuou como bolsista de iniciação científica no Laboratório de Análise de Bacias com foco na análise de bacias e de proveniência sedimentar, foi membro e bolsista no Programa de Educação Tutorial no grupo PET - Geologia e colaborador do projeto de extensão "Pedra sobre Pedra: construindo conhecimento em geociências. Também atuou como estágio no Instituto das Águas do Paraná e na Intertechne consultores S.A. Durante o mestrado foi integrante do Laboratório de Análise de Bacias e Petrofísica (Labap) e dos projetos: Caruaçu - Avaliação dos controles sedimentológicos, estratigráficos e tectônicos na distribuição e qualidade de reservatórios siliciclásticos (PETROBRAS) e PRH 12.1/ANP - Exploração, Produção, Processamento e Novos Materiais na Indústria do Petróleo e Bicombustíveis. (Texto informado pelo autor)
Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Mestre em Geociências na área de Estratigrafia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Possuí experiência na área de Geoquímica Orgânica, através de estudos com Reflctância da Vitrinita, Adsorção de Metano, Pirólise Rock-Eval, Difração de Raios-X e Análise Elementar na Bacia do São Francisco. Experiência em Petrografia Sedimentar através da preparação, descrição e interpretação de processos e padrões diagenéticos de rochas Siliciclásticas e Híbridas na Bacia de Campos e Sergipe-Alagoas. Experiência como Geólogo Autônomo na área de Geologia Ambiental e Hidrogeologia, prestando suporte técnico em atividades como Ensaios de Permeabilidade, Bombeamento, Descrição Faciológica e elaboração de relatório. Atua também como voluntário na Comissão Diretiva do Capítulo de Jovens Profissionais da Associação Americana de Geólogos do Petróleo (AAPG). (Texto informado pelo autor)
Geólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Engenharia de Petróleo pela University of Southern California (USC) e Geologia pela UFRJ. Tem experiência como gerente de projetos de PD&I, além da área de Petrofísica e Geologia, com foco em carbonatos do Pré-Sal. Atualmente é gerente do Projeto PRESAL, em desenvolvimento no Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua em pesquisas nas áreas de Petrofísica, Sedimentologia e Estratigrafia com ênfase em carbonatos.
Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi monitora das disciplinas de Geologia Geral, Geologia de Campo I, Mineralogia e Mineralogia Ótica. Atuou como estagiária (bolsista Coppetec) do Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) na área de Geofísica/Sísmica com o mapeamento 2D do embasamento econômico da Bacia de Santos e como aluna de iniciação científica (bolsista PIBIC-CNPq) na área de petrologia das rochas ígneas com análises petrográficas. Membro da Xisto Jr. - Empresa Júnior de Geociências da UFRJ - entre 2017 e 2018. (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em geotecnia pelo programa de pós-graduação em engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio (2011). Tem experiência de 10 anos na área de modelagem geológica geomecânica 3D, realizando as atividades de interpretação sísmica, geração de grids 3D e elaboração de modelos de propriedades físicas, mecânicas e geológicas através das técnicas de geoestatística e redes neurais, realizando estudos em diversos campos offshore de bacias brasileiras. Apresenta experiência em Modelagem Geomecânica 3D de Rochas Evaporíticas e de Caracterização de Rochas Carbonáticas. Já atuou na área de processamento de imagens microtomográficas. Atualmente, está vinculada ao Lagesed como doutoranda no Projeto Campos, e desenvolve pesquisa voltada à evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal da bacia de Campos.
Possui graduação no curso de Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2015) e mestrado vinculado ao programa de pós-graduação em Geologia pela mesma universidade (2017), na área de Geologia Exploratória. Atuou como petrógrafa no Cenpes - Petrobras (2017). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com vínculo pelo Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Sedimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: rochas carbonáticas, tufas e travertinos, geoquímica isotópica.
Bacharel em Engenharia Cartográfica pela UERJ. Pós graduado em Sistemas de Informação e Mestre em Informática pela UFRJ. Habilidades de Tecnólogo na área de Informática e Banco de Dados. Sólida experiência em desenvolvimento em JAVA de plataforma WebServer, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Banco de Dados Geográfico. Destaque para ArcGis, Sistema de Informação Geográfica e modelagem de Banco de Dados. Habilidade de integração de equipes temáticas com a Tecnologia da Informação, indicadores de desempenho e relatórios de resultados. Elaboração de tutoriais, manuais de rotina e padrões para novas versões de sistemas. Atendimento e suporte a equipes; assessoria para opções de ferramentas tecnológicas inovadoras. (Texto informado pelo autor)
Doutor em Ciências (Química) pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2021). Mestre em Química pela UERJ (Linha de pesquisa: Química Ambiental) (2015). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2013). Possui graduação em Química com Orientação Tecnológica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2012). Formado em Técnico em Química pelo Colégio Souza Marques (2007). Trabalhou de 2010 a 2015 no Centro de Tecnologia Mineral exercendo as seguintes atividades: Operador de um Espectrômetro Óptico com Plasma Indutivamente Acoplado, reações, digestões e aberturas em via úmida, manipulação e preparo de soluções. Possui experiência em análises químicas de amostras ambientais, principalmente águas, solos, material particulado e emissões de combustíveis, além de análise de metais relacionado à Química dos Alimentos, síntese e caracterização de materiais inorgânicos do Estado Sólido e em Ensino de Química. Lecionou no curso técnico de Química do SENAI/CETIQT e em estágios supervisionados da Pós Graduação nas Graduações da UERJ e UFRJ. Executou Pós-Doutorado no Instituto de Química da UFRJ, em Síntese de Materiais 2D para manufatura de células solares nanoestruturadas, híbridas e flexíveis. Já atuou como professor de Química em cursos preparatórios e colégios particulares, nos cursos técnicos da IFRJ Nilópolis como professor substituto. Foi Professor Substituto de Química Experimental e Teórica na UFRJ - Campus Xerém e atualmente é Pesquisador Doutor em Química (bolsista DTI-A) do Lagesed (Laboratório de Geologia Sedimentar), além de também lecionar em pré vestibular popular e no consórcio CEDERJ, onde atua como Tutor à distância na disciplina Elementos de Química Geral para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. (Texto informado pelo autor)
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2008). Mestrado em Palinofácies e Palinologia com ênfase em cistos de dinoflagelados do Quaternário, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Desde 2016, tem se dedicado a projetos voltados para o Pré-Sal, desenvolvendo estudos direcionados à caracterização da composição orgânica particulada (quantificação e qualificação da matéria orgânica isolada) através da técnica de microscopia (luz branca transmitida; luz azul/ultravioleta incidente (Fluorescência) e microscopia confocal de varredura a Laser). Atualmente, cursa o doutorado no departamento de geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolvendo estudos de Fácies Orgânica em Poços do Pré-Sal da Bacia de Santos, no Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED) e Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO).
Geóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986); MSc em Geologia (geofísica aplicada) pela mesma universidade, e pós-graduação lato sensu em Análise de Sistemas (IBAM-RJ) e em Levantamentos Geofísicos Regionais (ITC-Holanda). MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela UFRJ (2016). Trabalhou por 30 anos em empresas de Levantamentos Aerogeofísicos, prestando serviços para agências governamentais, empresas de mineração e O&G. Possui experiência profissional em diversos países da América do Sul e no Canadá. Atualmente trabalha como pesquisadora no CPGA - Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada - UFRJ (Texto informado pelo autor)
Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do projeto de pesquisa PRESAL desenvolvido pelo Laboratório de Geologia Sedimentar - Lagesed na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Shell. Mestre em Geociências (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na análise petrográfica de sedimentos líticos do Pré-Sal da Bacia de Sergipe-Alagoas. Graduação em Geologia pela UFRGS (2014), onde atuou dois anos como bolsista do Projeto Deep Rift, parceria entre UFRGS e BG Group, através do qual desenvolveu como trabalho de conclusão de graduação a caracterização petrográfica de depósitos carbonáticos lacustres da Bacia de Campos. Trabalhou como Analista em Geologia na empresa Endeeper Soluções em Informações e Métodos, prestando suporte de conhecimento geológico para a equipe de desenvolvimento de sistemas de descrições petrográficas e estratigráficas. Atual membro do "Brazil Young Professional Chapter" - AAPG.
Doutoranda em Oceanografia/Geofísica Marinha pela Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ) e membro do Projeto Campos, coordenado pelo Lagesed/UFRJ em parceria com a Equinor, desenvolvendo pesquisa sobre a tectônica pré-sal, arquitetura crustal e magmatismo da Bacia de Campos através de Métodos Potenciais e interpretação sísmica de dados 2D e 3D. Mestre em Geofísica Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolvendo estudos de interpretações sismoestratigráficas correlacionada às modelagens gravimétricas em bacia rifte, onde foi membro do Grupo de Estratigrafia Teórica e Aplicada da UFBA (GETA). Graduação em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atuou como bolsista do Projeto Geoterm-SEAL atuando com dados gravimétricos e magnéticos, e realizando pesquisas em modelagem, processamento e inversão de dados potenciais. Possui também Especialização em Gestão de Recursos Hídricos e atuou como presidente do UFBA Student Chapter – EAGE.
Mestrandos
Geólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (2017) e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2020). Possui experiência em controle de qualidade e interpretação de dados sísmicos (2D) e dados de poço, além de conhecimento dos softwares Petrel, Kingdom Suite IHS, Interactive Petrophysics, entre outros. Atualmente, é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFRJ e está vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) no Projeto Campos, onde desenvolve pesquisa que correlaciona dados de poço e interpretações petrofísicas à evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal da bacia de Campos.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2023). Mestranda do Programa de Pós-graduação de Modelagem e Evolução Geológica. Bolsista de Pesquisa LAGESED (UFRJ) - Pré-sal II - Módulo Silicarst (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursa mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Desenvolve pesquisa na área de engenharia costeira com temas relacionados a transporte e deposição de conchas e soluções baseadas na natureza. (Texto informado pelo autor)
Geóloga formada pela UERJ, mestranda no programa de pós graduação em geologia da UFRJ. Bolsista DTI-A do LAGESED (01/12/22-30/03/2023), estagiária de geologia no LAGESED (02/2021-11/2022). Técnica em química pelo IFRJ, estagiária pelo técnico em química no LGQM (11/2017-08/2018). (Texto informado pelo autor)
Geofísica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGL/UFRJ). Atualmente, está vinculada ao Projeto Campos no Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), com apoio da Equinor, onde realiza sua dissertação com foco na caracterização tectonoestratigráfica no intervalo Pré-sal na região do Campo de Marlim. Além disso, possui interesse e experiência em interpretação estratigráfica e estrutural de dados sísmicos 2D e 3D, além da correlação e interpretação de perfis digitais de poços.
Geólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano de 2022.Sou um profissional dedicado, organizado, que luta diariamente pelos objetivos da empresa e pela minha carreira. Inspiro-me em desafios, que me apoiam para cumprir todos os objetivos que me são propostos. Geólogo pela UFRJ (2017-2022). 2018, colaborei como monitor voluntário de mineralogia IGL127 (UFRJ) Ingressei na Xisto Júnior, uma das mais renomadas Empresas Júnior de Geociências do Brasil. Comecei como Consultor de Projetos em Geologia Ambiental, Geologia de Engenharia e Geoprocessamento. 2019, fui eleito Diretor Financeiro e Gerente da Xisto Junior. 2020, ingressei no CPGA e trabalhei no PROJETO ALAGOAS. Utilizei os softwares Oasis Montaj e ArcMap para filtragem e interpretação de feições estruturais de dados magnetométricos e gravimétricos das Bacias do Parnaíba e do Araripe. 2022, Obtive Menção Honrosa na apresentação de "ANÁLISE DE FEIÇÕES ESTRUTURAIS NA BACIA DO PARNAÍBA ATRAVÉS DE FILTROS APLICADOS EM DADOS AEROMAGNÉTICOS" no 11° SIAC UFRJ. (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) com ênfase em petrofísica, geologia do petróleo, estratigrafia e geologia sedimentar. Tem experiência com caracterização de reservatório; tomografia computadorizada; descrição de lâminas e testemunhos com integração a dados petrofísicos; e interpretação de dados de poços utilizando o software Techlog. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFRJ nas áreas de estratigrafia e petrofísica vinculado ao Projeto Pré-sal no Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed).
Mestranda no Programa de Pós-graduação de Geologia na UFRJ, geóloga formada pela Universidade Federal do Pará (2009). Trabalhou em 2021 como Geóloga Pesquisadora do Projeto Alagoas (Shell) no Lagesed/UFRJ. No período de 2019 a 2021, atuou como Geóloga Pleno na área de geologia e petrofísica aplicada à Reservatórios Carbonáticos do Pré-sal do Campo de Mero na empresa Rockcare Digital Geofísica Ltda, empresa parceira da Petrec Petroleum Research Technology. Atuou como Petrógrafa com ênfase na descrição petrográficas de rochas carbonáticas dos reservatórios do Pré-sal da Bacia de Santos durante os anos de 2018-2019. Trabalhou como Geóloga com ênfase na caracterização das rochas que compõe os sistemas petrolíferos das bacias do Solimões e Amazonas na Petrobras (Manaus-AM) durante sete anos (2011-2018). Experiência em Sedimentologia, Estratigrafia e Petrografia Sedimentar de rochas siliciclásticas, carbonáticas e evaporíticas. (Texto informado pelo autor)
Formado Técnico em Química do Petróleo e Gás pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ - Unidade Caxias) em 2015, após realizar o estágio obrigatório no LABTeR/Escola de Química/UFRJ. Geólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2022. Atuei como Consultor de Projetos da Empresa Junior Xisto Jr. Consultoria (2017-2018), nas áreas de Geomarketing, Geologia de Engenharia e Ambiental, utilizando softwares específicos (ex.: MATLAB, ArcGis, etc). Posteriormente, migrei para a área de Estratigrafia/Paleontologia/Micropaleontologia (2018-2022), atuando como monitor e pesquisador vinculado ao Laboratório de Micropaleontologia Aplicada (MicrA), como bolsista de iniciação científica no âmbito do projeto de pesquisa e desenvolvimento ?Correlação estratigráfica, evolução paleoambiental e paleogeográficas e perspectivas exploratórias do Andar Alagoas? (convênio de cooperação técnica #20.219-2), que culminou no meu Trabalho de Conclusão de Curso, com o título "Reconstrução Paleoclimática Baseada na Palinologia de uma Seção Sedimentar Aptiana da Bacia do Parnaíba (Formação Codó, poço 1-UN-32-PI)?. (Texto informado pelo autor)
Geóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve seu trabalho de conclusão de curso sobre a evolução paleoambiental e progressiva continentalização da porção sul da Bacia do Paraná durante o Permiano. Atualmente, é aluna de pós-graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema de dissertação de mestrado: "Gênese dos carbonatos palustres da Formação Morro do Chaves (Bacia de Sergipe-Alagoas)". Já atuou como estagiária, em 2022, no Serviço Geológico do Brasil (CPRM-SGB), dentro do setor de hidrogeologia, com o projeto SIAGAS (Sistema de Informação de Águas Subterrâneas). Anteriormente, entre 2020 e 2022, foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Difratometria de Raio-X (LDRX), participando do projeto "Estudo e caracterização de níveis argilosos do Pré-Sal e análogos". Em 2019 a 2020, trabalhou como bolsista de iniciação científica na área de Petrologia e Estratigrafia de Sequências Vulcânicas. Já em 2018, estagiou na empresa ABG - Engenharia e Meio Ambiente e, entre 2017 e 2018, foi bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Palinologia do DPE/IG/UFRGS. (Texto informado pelo autor)
Geólogo (2022) recém graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, pesquisador do Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) na UFRJ, desenvolvendo estudo sobre a silicificação e alteração hidrotermal em carbonatos do Pré-sal, Bacia de Santos, no âmbito do projeto PRESAL, sob orientação do prof Dr. Gustavo Pires. Além disso, experiência em estudos de inclusões fluidas e alteração hidrotermal relacionados a mineralização aurífera em depósitos do tipo ouro-orogênico. Experiência acadêmica com mapeamento geológico, petrografia e geoquímica, as quais foram obtidas durante duas iniciações científicas e como monitor em uma variedades de cursos durante a graduação. (Texto informado pelo autor)
Geóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2023. Bolsista de mestrado no LAGESED, atuando com petrografia de carbonatos exóticos, no Projeto "Impacto dos controles tectonoestratigráficos na qualidade e distribuição de reservatórios do intervalo Pré-sal da bacia de Santos (PRESALII)" e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Geodiversidade e Memória da Terra. Foi bolsista PROXAEX no Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ, no qual realizou divulgação científica, produções bibliográficas, apresentações de trabalhos e atividades de extensão. Fez parte do Capítulo Estudantil AAPG UFRJ onde integrou o time do Imperial Barrel Award (IBA) 2022. Durante o estágio no Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), adquiriu experiência na área de geoprocessamento e sensoriamento remoto. No trabalho de conclusão de curso, realizou mapeamento de geodiversidade aplicado à movimentos gravitacionais e inundações, contribuindo com novas metodologias. Foi monitora voluntária nas disciplinas Petrologia das Rochas Metamórficas e Fotogeologia. Atuou como tesoureira e coordenadora geral no Diretório Acadêmico Joel Valença e como representante discente na Câmara de Extensão do Instituto de Geociências. (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2022). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia de rochas carbonáticas, devido participação em projeto de pesquisa no pré-sal brasileiro como Bolsista de Iniciação Científica, tendo como principal habilidade a descrição de rochas carbonáticas (testemunho, amostra lateral e lâmina delgada). (Texto informado pelo autor)
Geólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência em pesquisas nas áreas de Geotectônica, Geoprocessamento, Geologia Estrutural, Estratigrafia e Petrofísica. Atuou como estagiário no laboratório CDGG (Centro Digital de Geoprocessamento Gondwana) com pesquisas PD&I em parceira com empresas como Shell e Petrobras. Foi Diretor Vice-Presidente e de Qualidade da Empresa Júnior de Geociências da UFRJ (Xisto Jr. Consultoria). Foi Presidente do capítulo estudantil de petrofísica da UFRJ, vinculado à sociedade internacional SPWLA (Society of Petrophysicists and Well Log Analysts). Também é membro do capítulo estudantil de geólogos do Petróleo da UFRJ, vinculado à associação internacional AAPG (American Association of Petroleum Geologists), participando da equipe UFRJ de 2023 na competição internacional Imperial Barrel Awards (IBA). Atualmente é pesquisador e mestrando Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) do Departamento de Geologia da UFRJ integra o Board de diretores da SPWLA Brazil Chapter (representação da SPWLA no Brasil). (Texto informado pelo autor)
Bacharelado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Título de PhD em Geoquímica Isotópica pela Queen's University of Belfast, Reino Unido (1997). Professor associado do Departamento de Petrologia e Geotectônica do Instituto de Geociências da UFRuralRJ. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, Petrologia Ígnea e Geodinâmica. Consultor de empresas do setor de óleo e gás, mineração e meio-ambiente. Autor de trabalhos científicos e orientador de monografias de graduação, estagiários, bolsistas de iniciação científica, bem como mestrandos e doutorandos. Coordenador de projetos de pesquisa. (Texto informado pelo autor)
Mestrando no Programa de Pós Graduação em Modelagem e Evolução Geológica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ UFRRJ/PPGMEG com linha de pesquisa voltada para Modelagem de Processos Petrológicos, bolsista do projeto "Pré Sal II: Impacto dos controles tectonoestratigráficos na qualidade e distribuição de reservatórios do intervalo Pré-sal da bacia de Santos" pelo Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed). Graduado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro /UFRRJ (2022), estagiário do projeto de pesquisa (PETROBRAS) "Magmatismo máfico alcalino e toleítico do Cretáceo e Paleógeno no Estado do Rio de Janeiro na área continental adjacente às bacias de Santos e Campos" do Laboratório de Modelagem e Evolução Geológica (LabMEG). Técnico em Meio Ambiente formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro /IFRJ (2015), pesquisador bolsista (PIBIC) de iniciação cientifica dos projetos "Geoprocessamento como ferramenta de planejamento ambiental" e "Monitoramento da Disponibilidade Hídrica da Microbacia Nilo Peçanha" (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente, cursando mestrado no Departamento de Geologia da UFRJ, vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde desenvolve pesquisa voltada à gênese das zonas de silicificação do intervalo Pré-sal da bacia de Santos.
Victor Pizarro atualmente cursa Mestrado em Geologia pela UFRJ, sendo bolsista do projeto PRESAL, onde desenvolve trabalho de pesquisa aplicada, objetivando a interpretação sísmica e análise de sismofácies do intervalo Pré-Sal nos campos de Berbigão, Sururu e Atapu, com um foco direcionado para os reservatórios carbonáticos da formação Barra Velha. Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde foi aprovado com distinção em sua monografia, cujo objetivo foi a realização de uma análise sismoestratigráfica e arquitetural dos depósitos do Cone do Amazonas, Bacia da Foz do Amazonas. Realizou estágio na empresa de exploração, desenvolvimento e produção de óleo e gás Barra Energia, tendo atuado no segmento de E&P, e adquirido experiência na área do Pós-Sal e Pré-Sal da Bacia de Santos. Na Barra Energia, participou de uma série de reuniões técnicas e workshops sobre o Pré-Sal e se dedicou a um projeto, que consistiu na interpretação de dados sísmicos 3D, voltado à caracterização de reservatórios turbidíticos da Bacia de Santos.
Iniciação Científica
Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente, vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), atuando na área de Geofísica/Geologia como bolsista de iniciação científica do Projeto Campos – evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal na bacia de Campos. Realiza interpretação sísmica junto ao software PETREL e geo interpretação de imagens junto ao software ArcGis PRO.
Atualmente cursando o quinto ano (nono período) do curso de Geofísica da UFF. Desde Maio de 2022 faço Iniciação Científica no LAGEMAR-UFF e desde Dezembro de 2022 sou bolsista do LAGESED-UFRJ, o que envolve confeccionar perfis de poços geofísicos utilizando o DS Petrophysics, tratar e interpretar dados geofísicos em planilhas, gerar relatórios de poços, descrever amostras de rochas entre outras coisas. Membro do Capítulo Estudantil da EAGE e SEG, Geoscientific Student Society (GSS), no curso de Geofísica, ajudando na divulgação e disseminação científica. (Texto informado pelo autor)
Atualmente bolsista de iniciação científica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada ao Laboratório de Micropaleontologia Aplicada (MicrA) e ao Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) pelo projeto Pré-Sal, realizando análise bioestratigráfica e paleoecológica de um testemunho, com foco em foraminíferos, na Bacia Sergipe-Alagoas.
Graduanda em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), atuando como bolsista de iniciação científica do Projeto Campos - evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal na bacia de Campos. Realiza pesquisa com foco da influência do magmatismo no intervalo Pré-sal.
Aluno do 8 período de graduação em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; estagiário na Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M) da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE) no Serviço Geológico do Brasil - CPRM; ex-bolsista de iniciação científica do Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED) do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências (IGEO), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN); ex-bolsista do Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia e Meio Ambiente (LAGECOST) e participante dos projetos de extensão do Museu da Geodiversidade (MGEO). (Texto informado pelo autor)
Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2020 foi bolsista de extensão (PROFAEX) pelo Laboratório de Geofísica da UFRJ no projeto da Difusão das Geociências, além de ter sido monitor voluntário e logo em seguida monitor bolsista da disciplina de Geologia-Geral, ao longo de 2020/2021. Tem experiência na área de Geociências, e atualmente participa do grupo de pesquisa PETRO-MIN com ênfase na geoquímica das rochas Arqueanas e Paleoproterozóicas envolvendo a evolução geodinâmica do Cinturão Mineiro (Museu Nacional-UFRJ/CETEM).
Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participa de projetos de Iniciação Científica no Lagesed desde 2019. Iniciou com o estudo de microbialitos recentes e do Aptiano. Em mar/2021 até dez/2022, passou a desenvolver pesquisa vinculada ao Projeto Alagoas, com estudo da evolução tectonossedimentar da bacia do Araripe (transição da fase rifte para a pós-rifte) com dados de testemunho e petrofísica. Atualmente, integra a equipe do Projeto Campos - evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal na bacia de Campos, como bolsista de iniciação científica, atuando na caracterização estratigráfica do intervalo Pré-Sal, a partir de dados sísmicos 2D/3D e de poços.
Graduanda em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Atualmente, bolsista de Iniciação Científica da Fundação COPPETEC no Projeto "Pré-Sal II" pelo Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed), onde desempenha atividades de petrofísica. Nos anos de 2022 e 2023 atuou como bolsista Pibic/UFRJ-CNPq no projeto "Arenitos betuminosos do litoral Fluminense". Em 2022, atuou como bolsista pelo projeto de Iniciação Científica intitulado "Novas abordagens geológicas para a sedimentação no Arco Praial de Jaconé, municípios de Maricá e Saquarema, RJ". (Texto informado pelo autor)
Graduanda em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio Extracurricular na área de Meio Ambiente na Concessionária das Rodovias Integradas do Sul S.A. (2022). Atua como Bolsista de Iniciação Científica no Projeto Pré Sal II - Coquinas para o Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED/UFRJ) onde parte da atividade experimental é realizada no Núcleo de Estudos em Correntes de Densidade (NECOD/IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)
Estudante de graduação em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), oitavo período. Bolsista de iniciação científica do Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) do Departamento de Geologia UFRJ, Instituto de Geociências (IGEO), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. (Texto informado pelo autor)
Graduanda em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com previsão de formatura para julho de 2021. Membro da empresa júnior - Xisto Jr. por 9 meses onde atuei como consultora de projetos principalmente na área de Geologia de Engenharia. Fiz iniciação científica voluntária por 4 meses no Laboratório de Análise Micropaleontológica - MicroCentro durante esse período realizei o estudo e pude conhecer e trabalhar com triagem de foraminíferos do talude da Bacia de Campos. Em março de 2019 entrei como bolsista no Laboratório de Geologia Sedimentar – Lagesed, no projeto PRESAL onde realizei o estudo da taxonomia de biválvios da Formação Morro do Chaves – Bacia de Sergipe – Alagoas, projeto esse que faço parte até hoje atualmente trabalhando e estudando o intervalo palustre dessa formação, onde realizo a descrição dos testemunhos, a análise petrográfica de lâminas delgadas da região da Mina CIMPOR (antiga pedreira Atol), no Município de São Miguel dos Campos, estudo esse que será também meu projeto de trabalho de conclusão de curso.
Graduando em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, bolsista de iniciação científica da Fundação COPPETEC no Projeto "Pré-Sal II - Impacto dos controles tectonoestratigráficos na qualidade e distribuição de reservatórios do intervalo Pré-sal da Bacia de Santos" pelo Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed).
Graduanda em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), no Projeto Alagoas, onde estuda os aspectos tectonoestratigráficos da Bacia do Araripe. Durante a graduação trabalhou como monitora de Geologias Introdutórias, na organização de eventos de divulgação das geociências e em empresas, onde ganhou experiência em pesquisa de recursos minerais, geoestatística, análise de QA/QC e elaboração de relatórios de processos minerários.
Cursando Geologia no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (9º Período). Atualmente é aluna de Iniciação Científica do Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed/CCMN/IGEO/UFRJ), orientada pelo Prof. Gustavo Pires. Anteriormente, participou do Laboratório de Paleoinvertebrados (LAPIN/MN UFRJ) (2021-2023), no qual foi integrante da pesquisa "Paleoinvertebrados do Fanerozóico da Antártica", orientada pelo Prof. Sandro Marcelo Scheffler. (Texto informado pelo autor)
Graduanda em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016 - 2021). Já trabalhou como bolsista associada ao departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (MN/UFRJ). Atualmente, está vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como bolsista do Projeto Pré-Sal e desenvolve pesquisa voltada à caracterização dos argilominerais da Formação Barra Velha no intervalo Pré-Sal da bacia de Santos, assim como faz parte da equipe de Desenvolvimento de Membros do capítulo estudantil da American Association of Petroleum Geologists na UFRJ na gestão 2020/2021.
Graduanda em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016 - 2021). Já trabalhou como bolsista associada ao departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (MN/UFRJ). Atualmente, está vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua como bolsista do Projeto Pré-Sal e desenvolve pesquisa voltada à caracterização dos argilominerais da Formação Barra Velha no intervalo Pré-Sal da bacia de Santos, assim como faz parte da equipe de Desenvolvimento de Membros do capítulo estudantil da American Association of Petroleum Geologists na UFRJ na gestão 2020/2021.
Graduanda de Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza pesquisa de iniciação científica no Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua na área de petrografia com as coquinas da Formação Itapema, na Bacia de Santos. Também é tesoureira do capítulo estudantil da American Association of Petroleum Geologists na UFRJ e possui experiência com a caracterização de minerais pesados. Ainda, participou da elaboração de cartilhas para o Geoparque Costões e Lagunas, no Estado do Rio de Janeiro.
Graduanda em Geologia pelo Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2020. Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed - UFRJ) no projeto Pré - Sal II Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Estratigrafia (Texto informado pelo autor)
Aluna de geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e mediadora do Museu da Geodiversidade pela extensão "A Função Educativa do Museu da Geodiversidade". Atualmente sou assessora da tesouraria - IFG STUDENT CHAPTER e consultora de projetos - Xisto Jr Consultoria. (Texto informado pelo autor)
Técnica de Laboratório formada pela Escola Técnica Juscelino Kubitschek (FAETEC), com experiência de trabalho em laboratórios expressivos. Graduanda em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista no projeto intitulado Correlação estratigráfica, evolução paleoambiental e paleogeográfica e perspectivas exploratórias do Andar Alagoas (Shell/UFRJ), com atividades voltadas para a preparação de amostras de argila das bacias do Araripe e Parnaíba, realizadas no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Atualmente, bolsista no Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED) no Projeto Pré-Sal Fase ll - Impacto dos controles tectonoestratigráficos na qualidade e distribuição de reservatórios do intervalo Pré-sal da bacia de Santos (Shell/UFRJ). Vice-presidente da AAPG UFRJ (American Association of Petroleum Geologists). (Texto informado pelo autor)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Geotecnologias Aplicadas a Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas pela Universidade Federal Fluminense. E estou cursando MBA em Planejamento e Gestão Ambiental na Universidade Veiga de Almeida. Atuo profissionalmente nas áreas de geotecnologias aplicadas, geoprocessamento, sensoriamento remoto e meio ambiente. E também atuei em pesquisas e orientações acadêmicas no Laboratório de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente estou em capacitação técnica nas áreas que atuo profissionalmente, com foco na agricultura de precisão, através de cursos técnicos em análise espacial 2D e 3D, hidrologia, geodésia e topografia e programação na linguagem python aplicada a sistemas de informação geográfica. (Texto informado pelo autor)
Apoio
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é gerente de projetos - Project Management Institute, Chapter RIO, aluno, doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e gerente de projetos / pmo da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, Modelagem, Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, paleontologia, minerais pesados, curso de campo e avifauna.
Mestranda em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Geologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação fez parte do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH-PB) e participou do Programa de Estágio da AngloGold Ashanti (2018) nas minas Lamego e Cuiabá em Sabará (MG). Atualmente é geóloga técnica da UFRJ atuando no Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed-UFRJ). No âmbito do mestrado desenvolve pesquisa envolvendo análises sedimentológicas e estratigráficas na Bacia do Parnaíba (MA), que faz parte do Projeto Alagoas que estuda a evolução tectonossedimentar das bacias interiores do nordeste brasileiro durante o Andar Alagoas.
Possui graduação em Sistemas de Informações pela Universidade Grande Rio (2010) e certificações Microsoft. Está vinculado ao Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) desde 2015, onde é responsável pela infraestrutura de rede, servidores, suporte técnico e softwares (ArcGis, Corel, Petrel, IP, AVIZO, DSG, etc) a todos colaboradores do laboratório, além de dar suporte em produção de vídeo de divulgação e transmissão ao vivo de eventos/reuniões.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2000), MBA em Negócios e Serviços, pelo CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2002) e mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ/COPPE -Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência prática na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente, segundo às Normas ISO 9001:2015, ISO 45001 e ISO 14001. Atualmente, é vinculada ao Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ (Lagesed), onde atua no mapeamento, integração, implantação e monitoramento de processos e procedimentos, além de garantir através de Auditorias periódicas a certificação ISO 9001 para os processos de análise petrográfica e descrição de testemunhos dos Projetos de PD&I do laboratório.