Projetos ativos

Pesquisa

Projeto PRESAL II (ANP 24.590)
Ativo desde agosto/22

O Projeto intitulado “ Impacto do controle tectônico-estratigráfico na qualidade e distribuição dos reservatórios do Pré-sal na Bacia de Santos”. Este projeto de pesquisa terá duração de 48 meses e se embasa, avança e amplia o projeto anterior (PRESAL) na direção de construir, via uma estrutura modular interligada, um arcabouço de conhecimentos geológicos de reservatórios carbonáticos integrado em modelos geológicos do intervalo Pré-sal. O projeto PRESAL Fase II é desenvolvido com o suporte da Shell Brasil, sob o programa da ANP como parte do Compromisso de Investimentos com Pesquisa e Desenvolvimento. Iniciado em setembro de 2022.

Estudos de campo – Formações Jandaíra e Salitre das bacias Potiguar e Irecê (Nordeste, Brasil) como análogos de padrão de fraturas, falhas, cavernas e carstes das rochas do Pré-sal. 

Estudos de campo – Análogos de rochas do pré-sal quanto a formação de microbialitos, acumulação de conchas e salinas nas lagoas Fluminenses (Rio de Janeiro, Brasil).

Equipe de técnica do Lagesed envolvida no PRESAL II.

CAMPOS

O projeto Campos intitulado Evolução tectonossedimentar do intervalo Pré-sal na bacia de Campos, que apresenta como objetivo principal a caracterização, em termos exploratórios, a evolução tectonossedimentar dos intervalos Rifte e “Pós-Rifte” (Pré-sal) da bacia de Campos, visando elaborar um modelo geológico regional (tectonoestratigráfico) e, consequentemente, compreender a distribuição dos reservatórios carbonáticos das formações Coqueiros (coquinas) e Macabu (“microbialitos”). Iniciado em março de 2020, com duração de 48 meses, com apoio da empresa Equinor Brasil Energia.
CAMPOS
CAMPOS
CAMPOS