O
Lagesed (Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ) deriva do Grupo de Estudos em Geologia Sedimentar da UFRJ (q.v. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq[1]), formalizado em 2002 (CADI/CNPq[2]) e cujo Gabinete de Pesquisa foi estabelecido em 2004 no espaço físico do antigo Laboratório de Sedimentologia, que operou no Departamento de Geologia – IGEO-UFRJ, no período de 1974–2001.

Dentre as linhas de pesquisa aplicada à Geologia do Petróleo na UFRJ, o Lagesed tem enfocado em projetos de PD&I[3] estudos de caracterização geológica de reservatórios terrígenos e carbonáticos, envolvendo análises faciológicas, petrográficas (proveniência e diagênese), petrofísicas (espaço permoporoso e perfilagem geofísica) e estratigráficas (sismoestratigrafia e estratigrafia sequencial), particularmente voltadas para três grandes linhas de ação: (1) caracterização, gênese e qualidade de rochas reservatório carbonáticas correlatas ou análogas aos reservatórios do Pré-sal (coquinas, travertinos, tufas, calcretes e microbialitos), (2) caracterização, gênese e qualidade de rochas selantes, reservatórios ou geradoras microclásticas (“folhelhos”), e (3) a caracterização de depósitos clásticos de águas profundas, dentro de uma visão de transferência sedimentar source-to-sink, envolvendo aspectos geológicos exploratórios e de desenvolvimento desde a escala estratal (elementos arquiteturais) até a bacial (sequências deposicionais).

[1] dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0104308984869336

[2] http://di.cnpq.br/di/cadi/infoInstituicao.do?acao=buscaDadosInst&nroIdInst=695324

[3] Lagesed – credenciamento ANP n. 096/2014 (Processo 48610.003325/2014-04), publicado no D.O.U. n.o 88 de 12MAI2014

TIMELINE

Início do LAGESED
Projeto CONEXÃO
Projeto LAGOAS II
Projeto DELTA I
Projeto SACL
Credenciamento ANP
Projeto DELTA II
Projeto BASALTO
Projeto FOLHELHO
Projeto PARACARSTE
Projeto PRESAL I
Certificado NBR ISO 9001:2015
Projeto ALAGOAS
Projeto CAMPOS
PRESAL Fase II (2022)

MISSÃO

Apoiar o ensino da Sedimentologia, Estratigrafia e Petrologia Sedimentar nos cursos de graduação e pós-graduação em Geologia da UFRJ, formando ou qualificando profissionais; desenvolver pesquisa geológica básica ou aplicada sobre sedimentos e rochas sedimentares em consonância com os interesses de conhecimento do território brasileiro; e difundir o conhecimento geológico para a sociedade.

VISÃO

Dotar a instituição de um núcleo difusor do conhecimento geocientífico e celeiro de geocientistas, reconhecido pela sociedade em ambiente de elevado espírito acadêmico.

• Busca pelo conhecimento científico, inter- e multidisciplinar;
  • Criatividade e iniciativa profissionais;
  • Qualidade do trabalho e do ambiente de trabalho;
  • Parceria com confiança;
  • Unidade na diversidade.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Organograma do Lagesed, que consiste na representação gráfica da estrutura hierárquica do laboratório.

ORGANOGRAMA

Organograma de Projeto do Lagesed, que consiste na representação gráfica da estrutura hierárquica dos projetos.

CERTIFICADOS

NBR ISO 9001:2015

Segurança Meio Ambiente e Saúde –  SMS

REGULAMENTO

Regulamento do Laboratório de Geologia Sedimentar

(Lagesed)

POLÍTICA DA QUALIDADE

O Laboratório de Geologia Sedimentar – LAGESED – tem como principal objetivo atingir a conformidade e promover a melhoria contínua em Qualidade, de acordo com a norma NBR ISO 9001:2015, através do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

O Coordenador do Laboratório de Geologia Sedimentar – LAGESED, representando a alta direção, assegura que a política da qualidade é apropriada ao propósito da UFRJ, comprometendo-se com atendimentoa aos requisitos e à eficácia do SGQ, além de prover uma estrutura para garantir a sua observância por todos os integrantes do Lagesed.

O LAGESED tem o compromisso de:

• Trazer a experiência adquirida no âmbito dos projetos de pesquisa, através de métodos e técnicas modernos e casos de estudo reais, para o ensino da Sedimentologia, Estratigrafia e Petrologia Sedimentar nos cursos de graduação e pós-graduação em Geologia da UFRJ;
  • Estabelecer parcerias com confiança com outras instituições de ensino e pesquisa e empresas para promover, na UFRJ, um núcleo difusor do conhecimento geocientífico e celeiro de geocientistas, reconhecido pela sociedade e em ambiente criativo e de elevado espírito acadêmico;
  • Estabelecer parcerias com confiança com outras instituições de ensino e pesquisa e empresas para ampliar o intercâmbio científico e tecnológico e o caráter inter- e multidisciplinar das atividades de pesquisa, a fim de promover a instituição como referência em pesquisa inovadora e de excelência na área de Geologia Sedimentar;
  • Apoiar atividades de extensão universitárias da UFRJ para dar visibilidade das suas atividades de ensino e pesquisa para a Sociedade;
  • Manter e observar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, conforme os requisitos da NBR ISO 9001:2015.

MANUAL DE QUALIDADE

Manual da Qualidade do
Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed)

CÓDIGO DE CONDUTA